
23 ago Mais leite para o bebê.
O leite materno é a melhor opção para a alimentação do bebê até, pelos menos, os 6 primeiros meses de vida. Mas nem toda mãe tem o privilégio e o prazer de amamentar, em função do uso de medicamentos, baixa produção e outros problemas.
Existem algumas dicas para aumentar a quantidade do leite materno, mas antes de qualquer medida, é preciso certificar-se de que seu bebê esteja mamando o suficiente. Se ele urina mais de 5 vezes ao dia, está ganhando peso corretamente e produz fezes pastosa é porque a quantidade de leite ingerida está na medida certa. Caso contrário, há formas de estimular a lactação naturalmente, sem ter que apelar para medicamentos, que podem desencadear problemas psicológicos e até a depressão.
Vejam algumas dicas:
• Pega correta
Quando o bebê mama corretamente, realizando uma pega correta, este estímulo emite um sinal ao cérebro da mãe, que ordena que seja produzido mais leite. Por isso, é importante ajudar com os dedos para que a pega seja perfeita, sem a ingestão de ar com o leite.
- Livre demanda.
Dar o peito ao bebê sempre que for solicitado também ajuda para uma produção maior.
- Amamentar à noite
É no período da noite que acontece a maior liberação de prolactina, o principal hormônio necessário para a produção de leite.
- Ofereça sempre o peito
Mesmo que o bebê não peça, ofereça frequentemente o peito, evitando períodos maiores que 3 horas entre as mamadas.
- Sempre os dois seios
Ofereça sempre os dois seios para o bebê e só troque de lado quando o peito estiver vazio. Na próxima mamada, comece por aquele da penúltima mamada.
- Ordenhe o leite entre as mamadas
Entre uma mamada e outra, ordenhe o leite com uma ordenhadeira elétrica ou manual. Dessa maneira, a produção será estimulada e você pode congelar o leite retirado para futuras mamadas ou doação.
- Não utilize mamadeiras
Não dê o leite na mamadeira, mesmo que o materno. Isso vai fazer com que o bebê prefira a mamadeira, que oferece menor dificuldade na sucção. Se for necessário, utilize suplementadores, que são dispositivos que permitem que a mãe amamente com leite artificial ao mesmo tempo em que mantém a amamentação natural.
- Massagem nas mamas
Massagens circulares na mamas, indo da base até as aréolas facilita a saída do leite materno.
- Compressas
O uso de compressas mornas nas mamas também pode facilitar a saída do leite e garantir maior quantidade para o bebê. Ela pode ser feita várias vezes ao longo do dia, entre as mamadas.
- Boa alimentação e água
Mantenha uma alimentação equilibrada e beba muita água, podendo chegar a 4 litros ao dia. Não se esqueça de que quase 90% do leite materno é composto por água.
Fonte: comoamamentar.com
Luciana
Postado em 07:47h, 08 setembroAumentar a produção de leite