
23 nov Iniciação Musical. Quando começar?
Por isso, deve ser universal, acessível a todos os alunos, pois desenvolve diversos sentidos das crianças, tão importantes para sua formação pessoal como a percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização, expressividade, percepção espacial, entre outros. Crianças a partir dos 2 anos de idade já têm a capacidade de participar de atividades desse tipo, apresentando progressos em seu desenvolvimento de forma muito nítida quando comparadas à crianças que não estão expostas e recebem pouco estímulo musical.
O ideal é que as crianças iniciem a musicalização antes de ingressar em um curso para a prática de um instrumento musical específico, para que tenha contato com o universo da música de maneira mais ampla, passando pela fase da experimentação e descoberta, para desenvolver sua capacidade para expressar seus sentimentos através da música.
Quando essa iniciação é ignorada, muitas crianças extremamente criativas e musicais acabam por perder o interesse na música quando passam a ter aulas de determinado instrumento, por conta da teoria e exercícios muito técnicos, necessários, mas que não desenvolvem a sensibilidade das crianças.
A iniciação musical também permite que a criança, e não os pais, escolha com segurança o instrumento com o qual tem mais afinidade, tornando assim o aprendizado teórico mais fácil e intuitivo.
A fase ideal para o início do aprendizado de um instrumento específico é juntamente com a fase final da alfabetização, por volta dos 6 ou 7 anos. Já no caso dos adultos, sempre é tempo de começar a aprender!
Fonte: Timbre/Libbro
Sem comentários